quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

jQuery - Introdução

Como muito de vocês seguidamente tem que mexer em códigos javascript e talvez já devam ter se deparado com um $(document) e se perguntou que que é isso? Bom pode ser uma referência a document usando jQuery.

Se alguém já procurou sobre jQuery no Google já deve ter lido que "jQuery é um framework para ajudar os desenvolvedores a se concentrarem na lógica dos sistemas da web e não nos problemas de incompatibilidade dos navegadores atuais."

Tá mas o que da de fazer com isso? Bom o exemplo mais simples é o de selecionar um determinado elemento da página. O que antes era necessário utilizar "document.getElementById('myid')", com o jQuery basta usar o "$('#myid')" e funciona da mesma maneira. No javascript não existe um "document.getElementByClass", o que seria de enorme utilidade para qualquer desenvolvedor, mas no jQuery há. E de maneira muito simples, "$('.myclass')", com isso você consegue selecionar todos elementos que tenham a classe ".myclass" e à partir disso, fazer o que for necessário.

Ou exemplo é que com o jquery é muito mais fácil trabalhar com eventos como o "click" a simples implementação da função ".click" no seu código carregado junto com a página é o suficiente, exemplo:
   $('img').click( function () {
      alert('cliquei na imagem');
   });

Quem se interessou pode dar uma olhada nos exemplos no site do jQuery: http://docs.jquery.com/Main_PageTechnorati

Um comentário:

  1. interessante, preciso buscar sobre este assunto. pois tenho problema de compatibilidade sempre que faço algo. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir